HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS DO GESTOR ESCOLAR, POSSIBILIDADES DE FORMAÇÃO PARA A EQUIPE

UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

Palavras-chave: Gestão Escolar. Inteligência Emocional. Competências socioemocionais.

Resumo

Refletir sobre a influência do gestor na construção do ambiente socioemocional escolar no contexto contemporâneo é de fundamental importância para a promoção de práticas de aprendizagem inovadoras e modernas em um ambiente escolar saudável. A figura do gestor escolar é destacada como peça-chave na construção, promoção e efetivação de uma dinâmica relacional positiva no desenvolvimento pedagógico da escola. Este estudo teve como objetivo identificar as principais habilidades socioemocionais que influenciam o desempenho dos gestores escolares e sua equipe, promovendo um clima organizacional mais agradável para todos os envolvidos. A metodologia utilizada foi a revisão integrativa de literatura, com base em artigos publicados nos últimos cinco anos, selecionados em Portais e Plataformas acadêmico-científicas como RCAPES PERIÓDICOS, ERIC, SCIELO, BDTD, SCOPUS, GOOGLE ACADÊMICO e JSTOR. Os resultados indicaram que gestores com inteligência socioemocional desenvolvida ou mais aguçada exercem influência positiva no ambiente escolar, estimulando relações interpessoais saudáveis, maior engajamento da equipe e práticas pedagógicas mais eficazes. Conclui-se que o fortalecimento dessas competências nos gestores pode contribuir para um clima escolar mais acolhedor e produtivo, impactando diretamente na qualidade educacional.

Publicado
2025-01-29
Secção
Artigos