A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA FORMAÇÃO DOCENTE EM ANGOLA
UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
Resumo
É notável a mudança que a abordagem sobre a educação inclusiva trouxe em distintos contextos, e particularmente em Angola, o tema incentiva o surgimento de um paradigma mais inclusivo. Para aprofundar o tema, definimos como objetivos: i) conhecer o estado atual da educação inclusiva na formação inicial e contínua dos professores em Angola; e ii) identificar algumas estratégias criadas no sistema educativo angolano para a contribuição de uma efetiva educação inclusiva. Foram obtidos 59 estudos inicialmente, fez-se a leitura dos títulos a fim de determinar a relevância para a pesquisa. Deste processo resultaram 8estudos como objeto de análise. Procedeu-se à realização desta revisão sistemática, tendo como base as diretrizes do PRISMA flow diagram mediante uma análise descritiva. Os resultados destacam que o reconhecimento dado a formação docente sob a perspetiva da educação inclusiva é vantajosa para professores e para alunos com necessidades especificas, foram encontradas evidências da crescente atenção e do interesse atribuído à temática atualmente, sobretudo por investigadores angolanos em áreas de educação, inclusão e a formação dos professores. Doravante, ainda é muito reduzida a existência de estratégias voltadas para a promoção da educação inclusiva, e a capacitação do professor enquanto promotor do dito processo.
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