CURRÍCULO (IN)VISÍVEL:
UM ESTUDO SOBRE O ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA ANTE INEXISTÊNCIA DE PARÂMETROS CURRICULARES PARA A EJA
Resumo
Este artigo é produto parcial de uma pesquisa em andamento, cuja finalidade é estudar e compreender o currículo das disciplinas de História e Geografia para a etapa complementar e final da Educação de Jovens e Adultos no município de São Paulo/SP, considerando a lacuna deixada pela BNCC com a exclusão de parâmetros curriculares para essa modalidade de educação básica. O procedimento metodológico utilizado é a análise documental a fim de catalogar, analisar, comparar e discutir com base em documentos oficiais que corroboram a premissa da pesquisa perante o objeto pesquisado. A priori a pesquisa não possui resultados concretos ainda, devido ao fato de que as análises e trataivas documentais estão em curso, e devido a necessidade de análises minunciosas e reflexões, temos a responsabilidade de expor apenas o que temos como fatos concretos a cerca do assunto em discussão na pesquisa. Mas, é possível inferir que a lacuna deixada pela não existência de um currículo mínimo na BNCC, para as disciplinas supracitadas, gera prejuízos educacionais.
Referências
BRASIL. (1996). Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Brasília. Recuperado de https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm
BRASIL. (2017). Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Brasília: MEC. Recuperado de http://portal.mec.gov.br/conselho-nacional-de-educacao/base-nacional-comum-curricular-bncc
BRASIL. (2018). Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Brasília: MEC. Recuperado de http://portal.mec.gov.br/conselho-nacional-de-educacao/base-nacional-comum-curricular-bncc
GIL, A.C. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas.
MELLO, G.N. (2015). Educação em debate. In: FERREIRA, N.S.C.; AGUIAR, M.A.S. (Org.). Gestão da educação: impasses, perspectivas e compromissos. São Paulo: Cortez.
SOUSA, G.S.; FILHO, A.I.B.; BARRETO, D.A.B.; SOUZA, E.M.F. (2017). Reflexões sobre a educação de jovens e adultos, a BNCC e a necessidade de uma construção curricular. Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, 6(6). Recuperado de http://anais.uesb.br/index.php/semgepraxis/article/viewFile/7510/7264
Direitos de Autor (c) 2024 Heittor Luís Alves de Oliveira, Sandra Lúcia Ferreira
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.