A FORMAÇÃO DO GESTOR ESCOLAR INICIANTE
UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
Resumo
Este estudo de revisão integrativa analisou como a preparação de gestores escolares iniciantes aparece na literatura acadêmica, publicada nos últimos 5 anos, utilizando as bases de pesquisa Scielo, Eric, e Capes. Dos 229 artigos coletados, 12 foram escolhidos para análise qualitativa, utilizando os descritores: "preparação de diretores escolares", "formação de diretores escolares", "diretores escolares iniciantes" e "seleção de diretores escolares". Os principais achados foram: a insuficiência dos atuais programas de formação continuada e a distância entre o conteúdo oferecido nos programas de formação e as demandas do cotidiano da gestão escolar. Um programa de formação que considere as demandas práticas do gestor escolar iniciante pode ser considerado uma contribuição para que se alcance uma educação de qualidade.
Direitos de Autor (c) 2024 Paulo Gustavo Orling Alves, Rebeca Pizza Pancotte Darius
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.