O PROFESSOR E O SENSO DE PERTENCIMENTO

Resumo

A identidade profissional se constrói no contexto do exercício da profissão, contexto esse imbuído da cultura do grupo ao qual pertence. Assim, o sentimento de pertencimento de um funcionário à instituição implica, entre outros aspectos, no quanto os valores que a instituição tem são incorporados por ele e lhe atribuem sentido e significado ao trabalho que desenvolve. O objetivo desta pesquisa é analisar, na literatura publicada dos últimos 5 anos, como o senso de pertencimento do professor à instituição está relacionado com o entendimento da filosofia institucional. A coleta dos dados foi feita nas bases científicas por meio de descritores definidos pelas pesquisadoras, seguindo a metodologia PRISMA.  Os resultados indicam que o sentimento de pertencimento dos professores é influenciado por uma variedade de elementos, incluindo o ambiente social da escola em que atuam, o engajamento no trabalho, os relacionamentos interpessoais e o apoio administrativo. Há impactos positivos no bem-estar e na eficácia dos professores, bem como na qualidade da vida educacional dos alunos. Conclui-se, então, que o vínculo sentimental do professor com a instituição em que trabalha está associado à incorporação dos valores da escola e ao significado que estes conferem ao seu trabalho. Esse sentimento é influenciado por vários elementos, que, em conjunto, resultam em um forte senso de pertencimento, melhorando o bem-estar e a eficácia do professor e elevando a qualidade da educação oferecida a todos os alunos.

Referências

Fontoura, M. M. (2013). Fico ou Vou-me Embora? Em A. Nóvoa (Org.), Vidas de Professores (p. 171–198). Porto Editora.
Gidiş, Y., & Kıral, B. (2023). The Mediating Role of Teamwork in the Correlation Between Administrative Support and School Belonging. Educational Policy Analysis and Strategic Research, 18(3), 465–482. https://doi.org/10.29329/epasr.2023.600.22
Hagerty, B. M. K., Lynch-Sauer, J., Patusky, K., Bouwsema, M., & Collier, P. (1992). Sense of Belonging: A Vital Mental Health Concept. Archives of Psychiatric Nursing, VI(3), 172–777.
Huberman, M. (2013). O Ciclo de Vida Profissional dos Professores. Em A. Nóvoa (Org.), Vidas de Professores (p. 31–62). Porto Editora.
Longaretti, L. (2020). Perceptions and experiences of belonging during the transition Perceptions and experiences of belonging during the transition from primary to secondary school from primary to secondary school. Em Australian Journal of Teacher Education (Vol. 45). https://ro.ecu.edu.au/ajte
Maslow, A. H. (1981). Motivation And Personality: Motivation And Personality: Unlocking Your Inner Drive and Understanding Human Behavior by A. H. Maslow. Prabhat Prakashan. https://books.google.com.br/books?id=DVmxDwAAQBAJ
Moita, M. C. (2013). Percursos de Formação e Transformação. Em A. Nóvoa (Org.), Vidas de Professores (p. 111–140). Porto Editora.
Nanto, Z., & Özan, M. B. (2020). Investigation of teachers’ perceptions of work engagement through some variables 1. African Educational Research Journal, Special Issue 8(3), 124–133. https://doi.org/10.30918/AERJ.8S3.20.079
Nóvoa, A. (2013). Os Profesores e as Histórias da sua Vida. Em A. Nóvoa (Org.), Vidas de Professores (p. 11–30). Porto Editora.
Özdoğru, M. (2022). School Administrators’ Behaviors in the Professional Belonging of Teachers. Education Quarterly Reviews, 5(2). https://doi.org/10.31014/aior.1993.05.02.492
Pendergast, D., Ronksley-Pavia, M., & Dewhurst, Y. (2020). A systematic quantitative literature review of pre-service teachers’ sense of belonging during school-based experience A systematic quantitative literature review of pre-service teachers’ sense of belonging during school-based experience. International Journal of Home Economics, 13(2).
Ribeiro-de-Sousa, C. (2021). “Pertencimento/não pertencimento” Franz Kafka: um exemplo a ser lembrado. Estudos Avançados, 35.
Publicado
2024-09-22
Secção
Artigos