O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NO ACOMPANHAMENTO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR

UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

Palavras-chave: Coordenador Pedagógico; Coordenador Formador; Formação Continuada do Professor.

Resumo

Resumo: O desempenho do coordenador pedagógico na escola é fundamental para garantir o acompanhamento e o progresso da formação continuada dos professores. No entanto, para efetivar essa responsabilidade, é essencial que o coordenador pedagógico desenvolva e consolide sua identidade profissional por meio de um processo formativo sólido e consciente. Essa pesquisa teve como objetivo analisar o papel do coordenador pedagógico como articulador e mediador da formação continuada dos professores.  A metodologia utilizada foi com base no PRISMA por meio das bases de dados CAPES, SCIELO e BDTD com os seguintes descritores: coordenador pedagógico, coordenador formador e formação continuada do professor, abrangendo o período de 2018 a 2022. Os resultados apontam que: a formação continuada, articulada e mediada pela coordenação pedagógica, traz benefícios para a profissionalização docente, e para que seja efetiva, precisa ser construída coletivamente. As pesquisas revelam também desafios que os coordenadores pedagógicos enfrentam no desenvolvimento das formações continuadas como: a falta de formação específica para o cargo, a sobrecarga de trabalho e a resistência à mudança por parte de alguns professores mais experientes à mudança e transformação de suas práticas. Conclui-se que a formação continuada na escola tem se configurado como fundamental, sendo o coordenador pedagógico o mediador e articulador primordial no processo de formação contínua dos professores.

Biografia do Autor

Rebeca Pizza Pancotte Darius, UNASP

Doutora em Educação Escolar (UNESP/Araraquara). Docente do Programa de Mestrado Profissional em Educação do UNASP e da graduação. rebeca.darius@unasp.edu.br

http://lattes.cnpq.br/2645732894404633

Publicado
2025-02-03
Secção
Artigos