O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NO ACOMPANHAMENTO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR
UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
Resumo
Resumo: O desempenho do coordenador pedagógico na escola é fundamental para garantir o acompanhamento e o progresso da formação continuada dos professores. No entanto, para efetivar essa responsabilidade, é essencial que o coordenador pedagógico desenvolva e consolide sua identidade profissional por meio de um processo formativo sólido e consciente. Essa pesquisa teve como objetivo analisar o papel do coordenador pedagógico como articulador e mediador da formação continuada dos professores. A metodologia utilizada foi com base no PRISMA por meio das bases de dados CAPES, SCIELO e BDTD com os seguintes descritores: coordenador pedagógico, coordenador formador e formação continuada do professor, abrangendo o período de 2018 a 2022. Os resultados apontam que: a formação continuada, articulada e mediada pela coordenação pedagógica, traz benefícios para a profissionalização docente, e para que seja efetiva, precisa ser construída coletivamente. As pesquisas revelam também desafios que os coordenadores pedagógicos enfrentam no desenvolvimento das formações continuadas como: a falta de formação específica para o cargo, a sobrecarga de trabalho e a resistência à mudança por parte de alguns professores mais experientes à mudança e transformação de suas práticas. Conclui-se que a formação continuada na escola tem se configurado como fundamental, sendo o coordenador pedagógico o mediador e articulador primordial no processo de formação contínua dos professores.
Direitos de Autor (c) 2025 Julcimara Nascimento Pires, Rebeca Pizza Pancotte Darius

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.