DESCENTRALIZAÇÃO DE COMPETÊNCIAS EM EDUCAÇÃO

UMA ANÁLISE SISTEMÁTICA DA LITERATURA NOS ESTUDOS DE CASO REALIZADO NOS MUNICIPIOS PORTUGUESES

Palavras-chave: autarquias, descentralização, educação, poder local

Resumo

Este artigo, assenta numa Revisão Sistemática de Literatura, com adoção de critérios rigorosos segundo os quais foram selecionados estudos, publicados e acessíveis, sobre Descentralização de Competências na área da Educação nos Município Portugueses nas bases de dados RIA e a RCAAP. A presente investigação apresenta como finalidade a caracterização da descentralização de competências na área da educação nos municípios portugueses, assim como, aferir o grau de implementação. Formulou-se uma questão de revisão, com elaboração dos objetivos e definição da palavra-chave inerente ao presente estudo, construção de critérios de inclusão/exclusão e o protocolo PRISMA de revisão sistemática. Encontraram-se na fase inicial de pesquisa 42 artigos, mas após a aplicação dos vários critérios de inclusão e exclusão, restaram 7 artigos para análise. Efetuou-se uma análise de conteúdo ao corpus final de artigos com agrupamento em 4 categorias: (i) legislação; (ii) municípios; (iii) agrupamentos de escolas e (iv) perspetivas para futuros estudos. A análise abordou, entre outras, a necessidade de: (i) identificar obstáculos e dificuldades na implementação da descentralização de competências; (ii) explorar a implementação das medidas descentralizadoras nos municípios; (iii) explorar as perceções dos agrupamentos de escolas acerca da descentralização de competências; (iv) apresentar recomendações para futuros estudos. Destacam-se evidências de que o processo de descentralização em termos administrativos e financeiros já estão implementados na sua plenitude, existindo, contudo, um caminho para a implementação nos aspetos pedagógicos.

Publicado
2024-09-22
Secção
Artigos