AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS E INCLUSÃO CURRICULAR DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS
NOTAS DO INTERLACE ENTRE AVALIAÇÃO, INCLUSÃO E DIFERENCIAÇÃO CURRICULAR, ANÁLISE CRÍTICA E PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO
Resumo
A avaliação e a inclusão curricular, como exigência e necessidades educativas, têm estado na origem de reflexões e experiências que expandem, sobretudo, as necessidades de considerar as peculiaridades cognitivas e culturais dos alunos como fatores relevantes da gestão do seu processo de ensino-aprendizagem. Tratando-se de um fator educacional, exige-se da escola a adequação de modelos de ensino, desenvolvendo uma aprendizagem para todos de forma a maximizar as oportunidades dos alunos, sobretudo daqueles que evidenciam necessidades educativas especiais. No presente artigo, pretendem os compreender as implicações do processo de avaliação de aprendizagem e de inclusão no ensino angolano, trazendo à reflexão a imagem do professor como agente de aprendizagem por excelência. Neste sentido, utilizamos a abordagem qualitativa, primando pelo levantamento teórico bibliográfico acerca da temática apresentada neste trabalho. O presente artigo consiste num ensaio teórico onde procuramos autores como (Alarcão, 2018), (Correia L.M, 2013), entre outros, que abordam a temática referenciada acima. O objetivo geral é refletir sobre o cruzamento entre a avaliação, inclusão, diferenciação curricular no contexto angolano, em uma proposição integradora. Evidenciamos que a avaliação, a inclusão e a diferenciação três componentes que temos de ter em consideração para garantir o nível de aprendizagem dos alunos curricular são e proporcionar-lhes competências em participar de forma autónoma em todo contexto educacional.
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