A LEITURA COMO PRÁTICA FORMATIVA PARA O DOCENTE
UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
Resumo
A formação tanto a inicial como a continuada, são consideradas de grande importância para o desenvolvimento do professor e se estende ao longo de toda a sua vida profissional. Entre tantas propostas formativas, pensa-se ser necessário investigar a importância e os benefícios da leitura para a formação docente. Quando se relacionam os temas de formação de docentes com o papel da leitura, nota-se a carência de estudos propondo práticas de leitura para professores. Neste sentido, esta pesquisa teve como objetivo conduzir uma revisão integrativa da literatura para acessar estudos que envolvessem prática formativa para o docente e a leitura. Para isso foram acessadas as bases de dados Education Resources Information Center (ERIC), Periódicos Capes e Scielo, utilizando método integrado com os seguintes descritores: Teacher Training and Reading, no período de 2018 a 2023, nos idiomas: inglês, português e espanhol. Foi utilizada a metodologia PRISMA® para a revisão integrativa. A partir da coleta de dados foram encontrados 105 artigos, e após os critérios de exclusão foram incluídos 12 estudos para análise qualitativa. Os resultados apontaram que a Espanha, o Chile e o México têm posto sua atenção na leitura do professor ainda na sua formação inicial, já, o Brasil, a Colômbia, a Argentina e a Turquia enfocaram a leitura na formação continuada. Os estudos expuseram que a leitura precisa ser retomada na formação do docente para formar um professor leitor. É importante que os professores sejam lembrados sobre a importância da leitura para ele e depois por meio dele, para formar leitores.
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