O WHATSAPP E AS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM

UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

  • Elton Rubens Vieira da Silva Universidade de Aveiro
  • Raphaella Abreu Carvalho Cortez Moreira Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Revisão Sistemática, WhatsApp, Ensino e aprendizagem

Resumo

Neste artigo apresenta-se uma revisão sistemática da literatura sobre as produções disponíveis em algumas bases de dados científicas portuguesas e brasileiras acerca do uso do aplicativo WhatsApp no processo de ensino e aprendizagem em diversos contextos de ensino. Para isso, foram analisados 24 trabalhos que se encontravam disponíveis online nas bases de dados dos Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP), da Scientific Electronic Library Online (SciELO) e do Scopus, e que atendiam aos critérios de inclusão e exclusão estabelecidos para a investigação. Os resultados mostraram que o WhatsApp quando aplicado no processo de ensino e aprendizagem traz impactos positivos no desenvolvimento das capacidades cognitivas, motivacionais e interativas com os pares, principalmente nas áreas curriculares da linguagem. Constatou-se ainda que o uso do WhatsApp dentro e fora da sala de aula contribui no autoconceito acadêmico dos estudantes, nomeadamente, no contexto do nível de ensino médio

Biografias do Autor

Elton Rubens Vieira da Silva, Universidade de Aveiro

Graduação em Sistemas de Informação pela Universidade de Pernambuco (2008), graduação em Design pela Universidade Federal de Pernambuco (2009) e mestrado em Pós-Graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (2012). Atualmente é professor de ensino técnico e tecnológico do Instituto Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Criatividade em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: design, inovação, interação homem-computador, usabilidade e educação.

Raphaella Abreu Carvalho Cortez Moreira, Universidade de Aveiro

Mestre em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal do Maranhão. Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Santa Fé. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão. Trabalhou como pedagoga no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão. Atualmente é pedagoga na Universidade Federal do Maranhão. Tem experiência na área de gestão educacional, formação de professores e educação a distância no ensino superior, com atuação na graduação em pedagogia e formação de tutores, além de atividades de gestão de pessoas e capacitação profissional de servidores.

Publicado
2023-04-30
Secção
Artigos