O WHATSAPP E AS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM
UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
Resumo
Neste artigo apresenta-se uma revisão sistemática da literatura sobre as produções disponíveis em algumas bases de dados científicas portuguesas e brasileiras acerca do uso do aplicativo WhatsApp no processo de ensino e aprendizagem em diversos contextos de ensino. Para isso, foram analisados 24 trabalhos que se encontravam disponíveis online nas bases de dados dos Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP), da Scientific Electronic Library Online (SciELO) e do Scopus, e que atendiam aos critérios de inclusão e exclusão estabelecidos para a investigação. Os resultados mostraram que o WhatsApp quando aplicado no processo de ensino e aprendizagem traz impactos positivos no desenvolvimento das capacidades cognitivas, motivacionais e interativas com os pares, principalmente nas áreas curriculares da linguagem. Constatou-se ainda que o uso do WhatsApp dentro e fora da sala de aula contribui no autoconceito acadêmico dos estudantes, nomeadamente, no contexto do nível de ensino médio
Direitos de Autor (c) 2023 Raphaella Abreu Carvalho Cortez Moreira, Elton Rubens Vieira da Silva

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.