ANALFABETISMO FUNCIONAL E LETRAMENTO
UMA VISÃO DA REALIDADE BRASILEIRA
Resumo
Resumo: Este estudo avalia a origem do analfabetismo funcional e a alfabetização necessária para se situar, viver, ser compreendido e compreendero espaço social no qual se estabelecem as relações humanas. O motor desse estudo são os comentários feitos pelos telespectadores em dois vídeos transmitidos pela mídia tradicional e agora hospedados no YouTube. Os comentários foram classificados em algumas dimensões de análise tal formaque se buscou entender, na opinião dos participantes quais seriam as causas da situação relatada. O analfabetismo funcional ainda é definido em níveis elevados, segundo os institutos de pesquisa. Pretende-se elaborar, de acordo com a literatura já desenvolvida, a diferença entre alfabetização e letramento e como as opiniões coletadas concordam com as definições. Os principais resultados desta pesquisa apresentam que o sistema educacional e realidade do país são os principais responsáveis pelo nível de analfabetismo funcional atual, na opinião das pessoas que participaram do corpus de dados.
Direitos de Autor (c) 2023 Ivan Martins Santana, Sr, Plinio Paulo Leiva de Luca, Francislê Neri de Souza, Luciane Weber Baia Hees

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.