A criação de blogues no âmbito do Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP)

  • Célia Lopes University of Aveiro
  • Maria Manuel Santos University of Aveiro
  • Ricardo Antunes University of Aveiro

Resumo

O Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP) visava a formação dos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico para o ensino do Português e pretendia contribuir para o aprofundamento de conhecimentos científicos e didáticos nesta área. Este programa permitiu a realização de experiências de desenvolvimento curricular, a reflexão sobre as metodologias e as estratégias utilizadas, bem como a criação de dinâmicas de trabalho entre docentes, com vista a um investimento continuado no ensino da língua. O programa não contemplava a divulgação de práticas de sala de aula através de blogues. Contudo, durante os três anos de implementação, surgiram inúmeros blogues, que se integram no corpus latente da internet e apresentam um elevado potencial de análise. Neste artigo apresenta-se um estudo de caso referente à análise de três blogues produzidos no âmbito da formação PNEP. Estes foram selecionados para análise tendo em conta a finalidade da sua criação e a tipologia dos posts neles publicados. Verificou-se que os blogues analisados funcionavam como repositório exemplificativo de atividades desenvolvidas em sala de aula e de materiais didáticos produzidos, durante a sua vigência. Os posts eram constituídos, essencialmente, por textos e fotografias, maioritariamente publicados pelos administradores dos blogues.

Publicado
2012-01-01
Secção
Artigos