Scholars’ YouTube channels: content analysis of educational videos

  • Mariana Martinho University of Aveiro
  • Marta Pinto University of Aveiro
  • Yuliya Kuznetsova University of Aveiro

Resumo

O YouTube é uma plataforma Web 2.0 de partilha e distribuição de vídeos, amplamente utilizada por estudantes e universidades. Este artigo analisa os canais do YouTube de três académicos - Dave Cormier, Wendy Drexler e Michael Wesch - cujos interesses de investigação se encontram ligados à utilização da tecnologia na aprendizagem. O foco desta análise consiste numa amostra de  vídeos categorizados como “educação”, publicados nos canais do YouTube dos académicos, os quais foram carregados para o canal pelo próprio autor. Os dados que foram recolhidos da análise de dados permitiram compreender qual o conteúdo partilhado e qual a abordagem que os académicos utilizaram para a fazer. Os resultados sugerem que os académicos com um canal pessoal ou um canal oficialmente ligado à universidade partilham vídeos produzidos no âmbito do seu trabalho docente e de investigação. Alguns dos vídeos partilham direitos de autor com a universidade e todos abordam conceitos e ideias similares no que respeita a integração e utilização da tecnologia em educação, diferenciando-se apenas na abordagem para sua apresentação.
Publicado
2012-01-01
Secção
Artigos