Análise das perguntas de física no site “Seara da Ciência”

  • Rosa Brígida Quadros Fernandes Universidade de Aveiro
  • Francislê Neri de Souza Universidade de Aveiro

Resumo

É possível retirar das perguntas dos alunos informação importante para a adoção de um ensino mais centrado nas características vivenciais e motivacionais dos alunos. Neste artigo foram analisadas 102 perguntas de física submetidas ao site de ciências: “Seara da Ciência”. As perguntas analisadas foram classificadas com referência a três esquemas de codificação, associados ao i) interesse pela aprendizagem da física: o conteúdo ou área de física, ii) o contexto ou utilidade da pergunta (pessoal, profissional, escolar) e a iii) conexão ao quotidiano ou ao conhecimento prévio. A análise quantitativa realizada, utilizando o SPSS, permitiu concluir sobre as relações entre estes esquemas. Verificou-se uma relação significativa entre o conteúdo e o contexto, sendo que as perguntas de mecânica são principalmente escolares, as de interações e campos são profissionais e as de fenómenos ondulatórios e física moderna são pessoais. Foram registadas perguntas de conexão ao quotidiano ou ao conhecimento prévio em todas as áreas de física consideradas. Constatou-se, com um menor grau de significância, que as perguntas pessoais apresentam características conectivas, atendendo a que nestas os autores tentam ligar o quotidiano à física (conectivas) e nas perguntas profissionais e escolares não é verificada essa tentativa de ligação.

Publicado
2012-01-01
Secção
Artigos