A Literacia da Informação no YouTube™: análise à sua divulgação, visualização e avaliação

  • Anna Cecília S. Bezerra Universidade de Aveiro
  • Fátima Kanitar Universidade de Aveiro
  • Joanne B. Laranjeiro Universidade de Aveiro

Resumo

Com a crescente utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação na recolha de informação para realizar trabalhos académicos, estudos (Weiler, 2005; Matusiak, 2006; Head, 2007; Eisenberg, 2008; Rempel & Davidson, 2008) indicam que os estudantes do ensino superior não possuem as competências necessárias neste domínio. Apesar dos estudantes manifestarem competências tecnológicas, estas não são aplicadas quando se trata da pesquisa, seleção e tratamento de informação. Neste trabalho é analisado um conjunto de vídeos publicados no YouTube sobre Literacia da Informação. Os procedimentos metodológicos para a recolha de dados caracterizaram-se pela definição de termos de pesquisa, critérios de inclusão/exclusão e pela análise numérica ao nível da divulgação, visualização e avaliação destes recursos, sendo esta última dimensão complementada com uma análise qualitativa dos comentários do utilizador. Na análise efectuada apresentam-se as competências mais divulgadas e visualizadas no YouTube. Através dos registos de “gosto/não gosto” e dos comentários publicados é efectuada uma análise à avaliação destes vídeos. Os resultados fornecem indicadores, relacionados com as necessidades ao nível da publicação de recursos de ensino e aprendizagem no domínio da competência de seleção da informação.

Publicado
2012-01-01
Secção
Artigos