Análise das potencialidades do iPad® visualizadas nos vídeos do YouTube™ no âmbito das Necessidades Educativas Especiais

  • Adriana Ramos Universidade de Aveiro
  • Simone Ferreira Universidade de Aveiro
  • Sofia Reis Universidade de Aveiro
Palavras-chave: YouTube™, iPad®, Necessidades Educativas Especiais

Resumo

A disseminação da internet e, particularmente, das ferramentas de comunicação da Web 2.0,  veio reforçar a criação de comunidades baseadas na partilha e na produção de conteúdos. A plataforma YouTube™ é um exemplo claro de partilha que mobiliza comunidades com interesses comuns. Os conteúdos produzidos pelos utilizadores, aí disponibilizados, constituem dados com grande potencial no campo da investigação. É neste contexto que se situa o presente estudo, o qual visa aferir as potencialidades do iPad® no âmbito das Necessidades Educativas Especiais, tendo por base o corpus latente existente na plataforma YouTube™.  As opções metodológicas sustentam-se num paradigma qualitativo e assumem uma abordagem exploratória ao problema. A análise dos vídeos efetuada, com recurso ao software WebQDA, indicia que o iPad® tem potencial para aumentar o nível de autonomia e fomentar as aprendizagens dos sujeitos com Necessidades Educativas Especiais (NEE).

Publicado
2012-01-01
Secção
Artigos