Análise da literacia científica dos utilizadores do YouTube™ no National Geographic™

  • Paulo Duarte Universidade de Aveiro
  • Rui Soares Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Alterações climáticas, Interação, Literacia científica, National Geographic™, Posicionamento, Youtube

Resumo

A propagação/expansão da Internet e o desenvolvimento de plataformas colaborativas permitiu que o utilizador pudesse intervir e participar ativamente na Web. A quantidade e qualidade de dados disponíveis na rede possibilitam um mundo novo por explorar. Nesse sentido este trabalho visou analisar algumas interações dos utilizadores do YouTubeTM. Para isso partiu-se de um corpus de dados retirado do National GeographicTM entre Janeiro de 2008 e Abril de 2012. O estudo qualitativo envolveu a análise de conteúdo de 360 comentários e descritiva de seis vídeos no WebQDA. Os resultados obtidos permitiram conhecer o posicionamento dos utilizadores face às alterações climáticas antropogénicas, bem como os atributos e níveis de literacia científica apontando alguns caminhos para investigações futuras.
Publicado
2013-01-01
Secção
Artigos