Significados scripto-visuais nos jornais e implicações didáticas

  • Rui Lopes Universidade de Aveiro
  • Fernando Rodrigues Universidade de Aveiro
  • Marta Graça Universidade de Aveiro
  • António Pedro Marques Universidade de Aveiro

Resumo

A partir da observação da primeira página impressa de jornais diários e semanários, disponíveis na Internet, procedeu-se à análise da relação texto-imagem como objeto de comunicação scripto-visual. No sentido de compreender melhor a importância desta, sob o ponto de vista didático, empreendeu-se um estudo exploratório, de natureza qualitativa. A finalidade deste estudo consistiu em analisar de que forma o design de edição da primeira página de 6 jornais diários e de 2 semanários, se constitui objeto de comunicação e comparar as abordagens relativamente aos assuntos emergentes nas datas de recolha da informação. A análise comparativa permitiu estabelecer diferenças quanto ao público-alvo, perceber a capacidade dos jornais na mobilização de um potencial didático e compreender de que forma estes assumem um lugar na educação e na promoção da cidadania.

Publicado
2013-01-01
Secção
Artigos