Potencialidades educativas do Facebook™ na aprendizagem não-formal da língua inglesa

  • Carla Ponte
  • Regina Canelas

Resumo

O Facebook representa uma ferramenta com enormes potencialidades educativas e pode ter um grande impacto na interação e na transmissão de informação entre grupos com interesses comuns. Partindo da análise de algumas páginas de comunidades, selecionadas à priori, procura-se compreender, no presente artigo, algumas das potencialidades subjacentes à utilização desta rede social, numa perspetiva de aprendizagem não-formal da língua inglesa. Após uma análise exploratória do corpus latente, seguiu-se uma abordagem qualitativa que levou à recolha e interpretação dos dados, permitindo identificar o tipo de recursos utilizados nos posts, verificar quais geravam mais interação e compreender a natureza dessa interação. Os resultados sugerem que as potencialidades educativas das Language Learning Communities presentes no Facebook são sub-aproveitadas, funcionando muitas vezes como sítio de partilha de recursos descontextualizados. Devido a estes factos, as interações que se estabelecem entre os utilizadores e entre estes e os administradores das páginas não atingem todo o seu potencial.

Publicado
2013-01-01
Secção
Artigos