Contributo dos blogues de ciência para a construção da literacia científica cívica no século XXI

  • Arminda Malho Universidade de Aveiro
  • Dulce Melão Universidade de Aveiro
  • Isabel Pereira Universidade de Aveiro

Resumo

Numa sociedade marcada pela superabundância de informação que exige, cada vez mais, o posicionamento crítico dos cidadãos, os blogues de ciência constituem um dos modos de interação possível para o debate de tópicos com relevância para um exercício de cidadania responsável, podendo promover a literacia científica cívica. Assim, neste artigo, tendo como referencial metodológico um estudo de caso respeitante à análise de quatro blogues alojados no metablogue “Blogs de ciência”, procura-se indagar que características dos quatro blogues de ciência selecionados poderão potenciar a literacia científica cívica. Os blogues selecionados têm como temática principal a sustentabilidade ambiental, dado ser um tema transversal de potencial interesse para todos os cidadãos. O cruzamento das características dos blogues com o conteúdo dos posts gerados permitiu concluir que os blogues de ciência poderão ser uma das formas de potenciar a literacia cívica científica, abrindo um espaço de debate aos cidadãos sobre temas da ciência.
Publicado
2013-01-01
Secção
Artigos