Acreditação de doutoramentos: da avaliação da qualidade à qualidade da avaliação

  • Carla Ferreira-Vieira Universidade de Aveiro
  • Margarida Osório Universidade de Aveiro
  • Sónia Magalhães Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Ensino Universitário Público, Qualidade, Avaliação/Acreditação, A3ES, Relatórios

Resumo

A qualidade educacional, numa perspetiva global, pressupõe a implementação de sistemas de gestão da qualidade. Em Portugal, a A3ES (Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior) é a responsável pelo estabelecimento dos procedimentos necessários para a avaliação e acreditação. No âmbito deste trabalho serão analisados os relatórios de avaliação/acreditação dos doutoramentos, como reflexo de um maior enfoque na qualidade e na sua sustentabilidade, por parte das instituições de ensino superior. Nesta conformidade, analisar-se-á apenas a dimensão da Educação neste ciclo de estudos, no ensino universitário público. Os procedimentos metodológicos para a recolha de dados caracterizaram-se pela definição de termos de pesquisa, critérios de inclusão e pela análise qualitativa ao nível da divulgação e avaliação dos relatórios de avaliação/acreditação preliminares a que foram sujeitos em 2011 e 2012. Da análise efetuada é patente a satisfação dos requisitos para a acreditação. No entanto, na maior parte dos relatórios, não se identificam sugestões de ações de melhoria que contribuam para uma melhoria efetiva da qualidade no ensino, o que, de alguma forma, parece revelar o carácter estandardizado na forma e nos conteúdos dos referidos relatórios de avaliação/acreditação.

Publicado
2013-01-01
Secção
Artigos