O questionamento dos alunos em ambientes virtuais de aprendizagem

  • Carolina Almeida Universidade de Aveiro
  • Micaela Martins Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Questioning, Facebook, Tutorial, Calculus

Resumo

Vários são os estudos realizados no âmbito do questionamento dentro da sala de aula. Uma grande parte deles aponta para o mesmo resultado: o professor é o detentor da maior percentagem de perguntas colocadas na sala de aula, monopolizando o tempo lectivo com o seu discurso. No entanto, em ambientes virtuais, as estatísticas apontam para a situação inversa: é o aluno o ponto central do questionamento. O presente estudo teve por base uma metodologia de investigação qualitativa, no qual foram analisadas as perguntas efetuadas pelos alunos da Unidade Curricular de Cálculo II num grupo do Facebook. O objetivo do grupo é complementar a Orientação Tutorial e as aulas presenciais, funcionando como um espaço onde cada aluno deixa as suas dúvidas, sendo estas respondidas pelos restantes alunos ou pelos professores. Com esta análise, pretendemos perceber até que ponto os alunos utilizam esta ferramenta para acompanhar os conteúdos lecionados na aula.
Publicado
2016-01-01
Secção
Artigos