Interatividade e gamificação no ensino superior: uma análise em fóruns de discussão
Palavras-chave:
Interatividade, Gamificação, Ensino superior, Fóruns de discussão
Resumo
O presente estudo se propõe a analisar a interatividade nos fóruns de discussão em uma proposta de gamificação no Ensino Superior. A Gamificação é o uso de elementos de games em cenários non games como forma de engajar os indivíduos no processo educativo. Na Educação Online ela pode ser uma estratégia didática para a promoção da interatividade. Assim, buscamos analisar as possibilidades da Gamificação para a interatividade em cinco fóruns de discussão no ambiente moodle, na disciplina teorias didáticas, no programa de Pós Graduação em Educação Matemática e Tecnológica da UFPE, em 2015. Através do corpus latente acerca dessas interações no ambiente moodle, buscando verificar a interatividade nos fóruns de discussão. Para a análise de dados realizamos análise de conteúdo através do software WEBQDA. Os resultados mostram que a Gamificação se concretizou como uma estratégia didática de suma relevância, uma vez que possibilitou o concretizar da interatividade em todos os fóruns.
Publicado
2016-01-01
Edição
Secção
Artigos