Mapeamento de zonas do perfil conceitual de calor em vídeo-aulas de termoquímica

  • Antonio Inácio Diniz Júnior Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Djaneide Marinalva da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • José Euzebio Simões Neto Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Alexsandro Alberto da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco
Palavras-chave: Conceptual profile, Heat, Class in video, WebQDA

Resumo

Neste estudo qualitativo buscamos mapear as zonas do perfil conceitual de calor que emergem na fala do professor em vídeo-aulas de termoquímica. Selecionamos sete vídeos que compõem a unidade temática termoquímica no canal Química em Ação, no Youtube. Tais vídeo-aulas foram assistidas e as falas nas quais emergiam as concepções de calor foram descritas e categorizadas em realista, animista, substancialista, empírica e racionalista, com o auxílio do WebQDA, utilizado também para o cruzamento entre conteúdo e as zonas do perfil conceitual emergentes. Percebemos a maior ocorrência da zona animista, única a emergir em todas as vídeo-aulas, justificado pela abordagem do calor envolvido nas reações químicas na maior parte da unidade temática. Todas as zonas são observadas na abordagem da entalpia de formação. Ainda, podemos observar a emergência de duas zonas do perfil conceitual de calor numa mesma fala, caracterizando um hibridismo entre formas distintas de pensar o conceito de calor.
Publicado
2016-01-01
Secção
Artigos