O discurso argumentativo no Facebook e o ensino de Química

  • Luiz Alberto da Silva Junior Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Ivoneide Mendes da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco
Palavras-chave: Facebook, Chemistry teaching, Argumentation

Resumo

A rede social Facebook, amplamente utilizada em movimentos diversos, oferece uma plataforma de interação gratuita com seus recursos extremamente funcionais que constituem peças relevantes para o uso deste meio como ferramenta de ensino. Este artigo apresenta à análise do grupo do facebook “químico estudante”, voltado para discussões gerais de estudantes de química de diversas instituições de ensino brasileiras e estrangeiras. Este foi selecionado tendo em conta a finalidade da sua criação e a tipologia dos posts neles publicados. Foram selecionadas três postagens que tratavam dos temas: elemento químico, isomeria e sais. Em seguida, utilizou-se o software webqda para análise qualitativa dos dados. Com o auxílio do software, identificamos e codificamos os elementos da argumentação (Dado, Justificativa, Qualificador, Refutador e Conclusão). Verificou-se que há subsídios para defender o uso do facebook como ferramenta pedagógica para o professor de química, sobretudo no que diz respeito à argumentação dos estudantes.

Publicado
2016-01-01
Secção
Artigos