Centro de Formação de Professores e o Facebook: perspectivas para a continuidade e flexibilização do processo formativo

  • Daniella Cristina Silva dos Santos Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Luciana Silva dos Santos Universidade Federal Rural de Pernambuco
Palavras-chave: Formation of the teacher, Social network, Facebook, Flexibilization and continuity of the formative process

Resumo

Este artigo traz uma análise das potencialidades do Facebook enquanto espaço de flexibilização e continuidade do processo formativo dos professores. Os conteúdos postados e as interações em dois perfis de centros de formação, em Portugal e no Brasil, coletados de janeiro à agosto de 2014, constituiu o banco de dados. Estas fontes foram categorizadas e analisadas com o software Webqda buscando aporte teórico nas contribuições de Imbernón e outros autores quanto ao papel dos espaços formativos e a concepção de formação docente atual, atrelada a ações colaborativas e reflexivas objetivando o seu desenvolvimento profissional. Todavia, os resultados sugerem que estas ações são pontuais e revelam que a fan page no Facebook muitas vezes é utilizada apenas como ambiente de socialização, informação e sensibilização. Quanto à interação, resultante do conteúdo difundido nos posts, é insuficiente e restrita às situações que tangenciam a formação continuada, tais como: seleção/concurso, carreira, infraestrutura de trabalho.
Publicado
2016-01-01
Secção
Artigos