Concepções sobre o trabalho científico em uma comunidade virtual de prática

  • Melquesedeque da Silva Freire Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Risonilta Germano Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Terezinha Beltrão Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Edelweis Tavares Barbosa Universidade Federal Rural de Pernambuco
Palavras-chave: Ensino de ciências, Comunidades de prática, Trabalho científico

Resumo

Apresentam-se aqui os resultados de uma investigação que buscou analisar as características das discussões de uma comunidade de prática, a ComPrática, sobre o trabalho científico. Para isto, foram considerados como corpus latente da internet as interações discursivas de um fórum desta comunidade, que selecionadas e analisadas com apoio do WebQDA, auxiliaram na interpretação de conteúdos voltados à natureza do trabalho científco nos comentários dos participantes. Os resultados indicaram a presença de aspectos relevantes da natureza da ciência nas discussões produzidas no ambiente, com ênfase nas questões envolvendo as relações CTS. Também destaca-se a necessidade de estreitar as interações entre pesquisadores acadêmicos e professores e futuros professores da educação básica para que se contribua para a diminuição da distância entre teoria e prática no ensino de ciências e biologia.
Publicado
2016-01-01
Secção
Artigos