Deliberação nos comentários dos leitores de jornais online: caso da secção de educação do publico.pt

  • Ana Carlão Universidade de Aveiro
  • Carla Maia Universidade de Aveiro
  • Márcio Santos Universidade de Aveiro
Palavras-chave: E-participation, Education, Online newspapers, Readers’ comments, Internet, Online deliberation

Resumo

Com base nas potencialidades da comunicação interativa e descentralizada na Internet, a disponibilização crescente de espaços destinados aos comentários dos “leitores” na imprensa online tem suscitado o debate em torno do seu contributo para a inversão da tendência descendente, evidenciada pela atual sociedade, no exercício de uma cidadania ativa. Atendendo a este fenómeno, o presente artigo pretende analisar e discutir, adotando como referência a teoria deliberativa, as evidências desta possibilidade nos comentários feitos na secção de Educação pelos “leitores” do jornal Público.pt. Suportados em técnicas de análise de conteúdo a um corpus de 294 comentários referentes a 9 notícias da secção e jornal referidos, os resultados sugerem que embora os comentadores não tenham a intenção de alcançarem consenso no debate com os demais, estão interessados em expressar e partilhar as suas opiniões, argumentos e pontos de vista, mesmo que o façam sob anonimato. A análise aos comentários permitiu concluir que a deliberação que se verificou neste espaço do Público.pt assumiu um caráter essencialmente público e coletivo, na medida em que os comentadores debatem na esfera públicos problemas comuns, embora não se verifique a transformação das opiniões dos participantes no debate por força dos argumentos de outros que a deliberação pressupõe.
Publicado
2016-01-01
Secção
Artigos