Projeto Ciência Viva "A menina do mar - ecossistemas marinhos": atividades apresentadas nos blogues com orientação CTS?
Resumo
A educação em ciências com orientação Ciência-Tecnologia-Sociedade é reclamada como sendo importante para promover a literacia científica. Esta interação entre Ciência, Tecnologia e Sociedade pretende formar cidadãos capazes de participar de forma responsável e adotar medidas conscientes para a resolução de problemas e necessidades sociais emergentes. Este estudo analisou as atividades pertencentes a 22 blogues participantes no projeto “A Menina do Mar – Ecossistemas marinhos” promovido pela Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica. Esta análise teve por intuito averiguar a presença dos princípios e das estratégias de aprendizagem com orientação CTS e, também, o modo como estas foram representadas nos blogues. A análise qualitativa, com o auxílio do software webQDA, permitiu verificar a presença de princípios e estratégias de aprendizagem com orientação CTS nas atividades apresentadas. Contudo, nem todas são consistentes com esta perspetiva e apresentam uma utilização restrita no que diz respeito aos seus fundamentos.