Necessidades Educativas Especiais: uma análise de vídeos do YouTube

  • Maria Isabel Santos Universidade de Aveiro
  • Yola Lima Universidade de Aveiro
Palavras-chave: YouTube, Necessidades Educativas Especiais, Vídeos

Resumo

A Internet impulsionou a diversidade e multiplicidade de informações, bem como possibilitou a qualquer pessoa publicar e partilhar informações, que se traduz num local privilegiado como um vasto e caótico reservatório de conteúdos. A plataforma YouTube é uma de entre muitas ferramentas de comunicação disponibilizadas na Internet, com dados potenciais a serem analisados e tratados no campo da investigação científica. Neste trabalho é analisado um conjunto de vídeos publicados no YouTube sobre as necessidades educativas especiais (NEE). As estratégias metodológicas utilizadas para a recolha e tratamento do corpus de dados caraterizou-se pela identificação de termos de pesquisa, critérios de inclusão/exclusão e pela análise qualitativa descritiva e interpretativa dos conteúdos abordados nesse corpus de dados. Na análise efetuada apresentam-se os tipos de vídeos mais visualizados, os tipos de tipologias de NEE que são retratadas e os tipos de conteúdos abordados nesse conjunto de vídeos que constitui o corpus de dados. Os resultados alcançados sugerem que o tipo de vídeos com mais visualizações são trabalhos académicos e de carácter noticioso e têm como pretensão a sensibilização, divulgação e motivação para a construção de uma sociedade inclusiva.

Publicado
2016-01-01
Secção
Artigos