Objetivos formativos presentes em Teses e Dissertações relacionadas com a Educação CTS defendidas no Brasil entre 2010 e 2019

Palavras-chave: Educação CTS, Estado do Conhecimento, Objetivos Formativos, Teses e Dissertações

Resumo

O aumento da produção cientifica e a carência de estudos bibliográficos na área de Educação CTS indicam a relevância de pesquisas do tipo Estado do Conhecimento como a aqui apresentada e que envolveu um conjunto expressivo de 860 Teses e Dissertações que integram o acervo localizado no Catálogo da CAPES. Este estudo teve como objetivo identificar e caracterizar quais são os objetivos formativos relacionados à Educação CTS presentes nas Teses e Dissertações defendidas no Brasil entre 2010 e 2019, considerando ainda a evolução dos extratos acadêmicos Mestrado Profissional, Mestrado Acadêmico e Doutorado. O tema desta pesquisa se justifica na medida em que os objetivos formativos constituem o cerne do trabalho docente e dos processos de formação de professores. As dez categorias de análise observadas foram obtidas a partir de descritores elaborados a priori com base na literatura da área, permitindo realizar um amplo mapeamento do acervo, sendo constatado entre os objetivos formativos a predominância das categorias Desenvolvimento do Pensamento Crítico e Reflexivo; Estudo das Relações CTS e promoção da Alfabetização Científica e Letramento Cientifico e Tecnológico, sendo pouco explorada a categoria Conscientização. Os resultados apontam que a Educação CTS pode contribuir para o aperfeiçoamento da educação científica brasileira, favorecendo a articulação das diferentes dimensões analisadas nas atividades educacionais, de modo que as pesquisas analisadas contemplam aspectos relevantes defendidos pela sociedade contemporânea e que são inclusive previstos em documentos oficiais brasileiros como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

 

Publicado
2023-05-08
Como Citar
da Silva, A., & de Araújo, M. (2023). Objetivos formativos presentes em Teses e Dissertações relacionadas com a Educação CTS defendidas no Brasil entre 2010 e 2019. Indagatio Didactica, 15(1), 255-272. https://doi.org/10.34624/id.v15i1.32225
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática