Possibilidade de aproximação entre Educação CTSA e Educação Ambiental Crítica: uma análise nas atas do ENPEC no período 2011-2019

Palavras-chave: Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente, Educação Ambiental Crítica, ENPEC

Resumo

A Educação Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) faz-se necessário correlacionar-se com a Educação Ambiental Crítica (EAC), numa perspectiva integradora, visando formar indivíduos críticos e atuantes na sociedade. Pensando nisso, o presente estudo objetivou analisar os trabalhos publicados nas atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), no período 2011-2019 sobre CTSA e verificar as possibilidades de aproximações com a EAC, contribuindo com o campo da pesquisa e ampliando as discussões sobre a Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente. Como metodologia para este estudo, optou-se em realizar uma pesquisa do tipo “estado da arte”, mapeando trabalhos que apresentam no título e/ou palavras-chave os termos “CTSA” e/ou “Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente”. Como forma de análise utilizou-se a Análise Textual Discursiva, com a criação de alguns descritores, bem como se realizou-se uma discussão crítica das pesquisas mapeadas. Como resultados foi possível perceber que apenas 10 trabalhos apresentam possibilidades de aproximações entre CTSA com a EAC, necessitando de novos estudos na área.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2023-05-08
Como Citar
da Silveira, D., da Silva, J., & Lorenzetti, L. (2023). Possibilidade de aproximação entre Educação CTSA e Educação Ambiental Crítica: uma análise nas atas do ENPEC no período 2011-2019. Indagatio Didactica, 15(1), 11-26. https://doi.org/10.34624/id.v15i1.32108
Secção
Desenvolvimento Curricular e Didática