Já disponível | Indagatio Didactica, v.16, n.4, dezembro 2024

2025-01-23

Já se encontra disponível a mais recente edição da revista online Indagatio Didactica, o número regular de dezembro de 2024, composto por 13 artigos distribuídos pelas quatro secções da revista.

À exceção da secção Supervisão em Educação, com um artigo publicado, cada uma das restantes secções integra, de forma equilibrada, um total de quatro textos, de autores portugueses, brasileiros e um autor angolano.

Os quatro textos da secção Desenvolvimento Curricular e Didática abordam diferentes temáticas e áreas específicas, incluindo a própria constituição da didática enquanto disciplina de interface; na secção Tecnologias (Digitais) em Educação podem encontrar-se quatro artigos relacionados com a formação inicial e contínua de professores; os artigos que integram a secção referente às Políticas e Avaliação em Educação apresentam estudos com diferentes temáticas e metodologia; a secção da Supervisão em Educação inclui um estudo de natureza qualitativa, que teve como objetivo compreender o impacto do Estágio em Formação de Formadores nas aprendizagens profissionais, com especial enfoque no desenvolvimento da competência reflexiva, num contexto marcado pela pandemia da Covid-19.

A equipa editorial da Indagatio Didactica espera que a leitura dos artigos presentes nesta edição inspire a comunidade académica e educativa a refletir e agir em prol de uma educação transformadora, capaz de contribuir de forma significativa para a (re)construção de um mundo mais justo, sustentável e inclusivo. Acredita-se que o conhecimento aqui partilhado poderá catalisar esforços coletivos e individuais, promovendo uma educação que fomente aprendizagens essenciais para enfrentar os desafios globais do presente e do futuro.

 

202412_ID_Dez_2024_capa.png