Atitudes empresariais das PMEs portuguesas face à implementação da Economia Circular

  • Rui Jorge Carreira Universidade de Aveiro / GOVCOPP
  • José Vasconcelos Ferreira University of Aveiro / GOVCOPP
  • Ana Luisa Ramos University of Aveiro
Palavras-chave: qualidade, economia circular, entrevistas semiestruturadas, metodologia

Resumo

A Economia Circular surge como uma via para atenuar os problemas cada vez mais prementes da escassez de recursos e do excesso de resíduos.

A transição da tradicional Economia Linear para a novel Economia Circular seria substancialmente mais facilitada se esta fosse assumida como um requisito pelo consumidor. Não estando o consumidor disposto a pagar mais por produtos circulares, nem sequer a dar lhes manifesta preferência, as empresas só encontram motivação para a circularidade quando esta se associa à redução custos, o que raramente acontece.

Perante este cenário, entendem os autores que importa compreender melhor ambos os posicionamentos, tanto das empresas como dos consumidores, justificando se assim uma investigação cuidada e esclarecedora que ajude a descobrir novos caminhos para acelerar a implementação da Economia Circular.

No que respeita à caraterização da atitude empresarial face à Economia Circular, a investigação em curso optou pela realização de entrevistas semiestruturadas a responsáveis de PMEs portuguesas, começando por testar as condições de concretização das mesmas, nomeadamente o guião a utilizar, num conjunto restrito de empresas selecionadas por conveniência. O presente artigo discute a informação obtida e as conclusões retiradas.

Biografias do Autor

José Vasconcelos Ferreira, University of Aveiro / GOVCOPP

José Vasconcelos Ferreira é licenciado em Engenharia Civil pela Universidade do Porto, mestre em Investigação Operacional e Engenharia de Sistemas pela Universidade Técnica de Lisboa e doutorado em Ciências da Engenharia pela Universidade do Porto. É Professor Associado na Universidade de Aveiro, integrando a direção do Programa Doutoral em Engenharia e Gestão Industrial. É membro efetivo da Unidade de Investigação em Governação, Competitividade e Políticas Públicas (GOVCOPP), investigando nas áreas de Gestão da Cadeia de Abastecimento, Sustentabilidade Ambiental & Social e Mobilidade Urbana.

Ana Luisa Ramos, University of Aveiro

Ana Luísa Ferreira Andrade Ramos é licenciada em Engenharia e Gestão Industrial pela Universidade de Aveiro e em Medicina Tradicional Chinesa pela Universidade de Medicina Chinesa, mestre em Engenharia Informática pela Universidade de Coimbra e doutorada em Gestão Industrial pela Universidade de Aveiro. É Professora Auxiliar na Universidade de Aveiro, integrando a direção do Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial. É membro efetivo da Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas (GOVCOPP), investigando nas áreas de Modelação & Simulação, Engenharia de Sistemas e Indicadores de Desempenho Dinâmicos.

Publicado
2023-06-12