Atitudes empresariais das PMEs portuguesas face à implementação da Economia Circular
Resumo
A Economia Circular surge como uma via para atenuar os problemas cada vez mais prementes da escassez de recursos e do excesso de resíduos.
A transição da tradicional Economia Linear para a novel Economia Circular seria substancialmente mais facilitada se esta fosse assumida como um requisito pelo consumidor. Não estando o consumidor disposto a pagar mais por produtos circulares, nem sequer a dar lhes manifesta preferência, as empresas só encontram motivação para a circularidade quando esta se associa à redução custos, o que raramente acontece.
Perante este cenário, entendem os autores que importa compreender melhor ambos os posicionamentos, tanto das empresas como dos consumidores, justificando se assim uma investigação cuidada e esclarecedora que ajude a descobrir novos caminhos para acelerar a implementação da Economia Circular.
No que respeita à caraterização da atitude empresarial face à Economia Circular, a investigação em curso optou pela realização de entrevistas semiestruturadas a responsáveis de PMEs portuguesas, começando por testar as condições de concretização das mesmas, nomeadamente o guião a utilizar, num conjunto restrito de empresas selecionadas por conveniência. O presente artigo discute a informação obtida e as conclusões retiradas.