O impacto do content marketing na decisão de compra da Geração Z no setor da nutrição desportiva

  • Márcia Rebelo CEOS.PP, ISCAP, Politécnico do Porto, Porto, Portugal
  • Ana Pinto de Lima CEOS.PP, ISCAP, Politécnico do Porto, Porto, Portugal
  • Sandrina Teixeira CEOS.PP, ISCAP, Politécnico do Porto, Porto, Portugal
Palavras-chave: inbound marketing, content marketing, geração Z, decisão de compra

Resumo

O content marketing, como base de qualquer estratégia e ferramenta de inbound marketing, cria brand awareness e fomenta a notoriedade de uma marca. No entanto, para ser considerado de qualidade, é vital que o conteúdo seja relevante, único e inteligente o suficiente para ser capaz de atrair potenciais clientes no início do funil de vendas. Já numa etapa mais avançada, para os fidelizar, deve ser valioso, informativo, emocional e, sobretudo, fiável. No setor da nutrição desportiva, estas características são ainda mais importantes, uma vez que a questão da credibilidade é extremamente importante para a Geração Z. Focando-se no comércio online de produtos da indústria, importa referir o processo de decisão de compra, composto pelo reconhecimento da necessidade, procura de informações, avaliação das alternativas, decisão de compra e, por fim, o comportamento pós- compra. Cada uma destas etapas foi analisada tendo em conta os indivíduos em estudo. A Geração Z caracteriza-se pelo exímio nível tecnológico, daí serem tão adeptos do mundo online. Através de uma pesquisa de índole qualitativa, sob a qual foram realizadas entrevistas semiestruturadas a consumidores enquadrados no perfil em estudo, foi possível concluir que conteúdos como os white papers, infográficos, checklists, case studies e vídeos devem ser a aposta das marcas da indústria, pelo que devem recorrer a técnicas de search engine optimization e/ou proliferá-los via social media marketing, numa fase inicial do funil. Mais adiante, tirar partido do e-mail marketing para direcionar um conteúdo promocional é igualmente uma boa prática.

Publicado
2023-06-19