Internacionalização de PME: o papel da diversidade, da distância e da inteligência cultural

  • Marina Rocha Departamento de Línguas e Cultura da Universidade de Aveiro (UA)
  • Susana Marques Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro (ISCA-UA)
Palavras-chave: Internacionalização, PME, Distância cultural, Diversidade cultural, Inteligência cultural, Capital humano

Resumo

No mundo atual, extremamente competitivo, globalizado e tecnológico, as Pequenas e Médias Empresas (PME) deixaram de ser apenas atores regionais e locais para, efetivamente, passarem a partilhar o espaço competitivo com as multinacionais (Dabic et al, 2019). No contexto do processo de internacionalização das PME, uma das áreas ainda pouco estudadas tem a ver com a relação entre cultura e internacionalização, nomeadamente no que toca ao capital humano, gestão de talento e à forma como a cultura nacional molda e afeta a motivação, o mind set e a ambição dos gestores (Dabic et al, 2019). Através de uma abordagem teórica, pretende-se explorar esta temática partindo da literatura sobre a importância da diversidade étnica e competência cultural dos gestores (Muzychenko, 2008; Pauluzzo, 2010; Schreier et al, 2016), inteligência cultural (Ang et al, 2006, 2007; Fakhrelding, 2018), estudos interculturais e a influência da diversidade cultural na forma como organizações, empresas e pessoas interagem (Pauluzzo & Shen, 2018). Complementarmente, analisa-se a literatura sobre os efeitos da distância cultural nas decisões estratégicas, ao longo de todo o processo de internacionalização (Beugelsdijk et al, 2018).

Publicado
2021-03-19