Da gestão do design ao Chief Design Officer - para uma narrativa histórica dos anos 50 até à atualidade

  • Gisela Pinheiro ID+, DECA, Universidade de Aveiro
  • Teresa Franqueira ID+, DECA, Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Gestão do design, História do design, Estratégia, Liderança e Chief Design Officer

Resumo

Este artigo é parte integrante da investigação de doutoramento em ambiente empresarial, cujo objetivo é questionar a relevância dum Chief Design Officer (CDO) em empresas recorrendo ao desenvolvimento de produtos multi e plurifuncionais para a Revigrés. O processo de investigação pretende funcionar como uma plataforma experimental e imersiva para o processo de inovação radical impulsionado pelo design no seio da empresa. Com base em pesquisa bibliográfica, iniciou-se o processo de recolha e interpretação de informação que permita a construção de um corpo teórico para uma posterior análise da importância da gestão do design e do papel de um CDO em ambiente corporativo. Este artigo apresenta a primeira parte desse constructo teórico, em particular sobre a história da gestão do design, e cujos resultados apresentados constituem uma resenha histórica que permitirá compreender e enquadrar a evolução da figura do CDO ao longo do período pós-moderno até aos dias de hoje. A análise do território híbrido da gestão do design permitirá também construir uma nova abordagem teórica e que fundará a base da aplicação prática a implementar durante os trabalhos de doutoramento.

Publicado
2021-03-19