Real-Time Marketing: uma nova estratégia de marketing: um estudo comparativo da marca Control Portugal

  • Inês Lages ISCA-UA
  • Ana Estima ISCA-UA
Palavras-chave: Real-Time Marketing, Internet, Redes sociais, Comportamento do consumidor, Marketing

Resumo

Com o aparecimento das novas tecnologias e da era digital surge um novo tipo de consumidor, designado por prosumer. Este consumidor, mais informado, exigente e conectado com o mundo através de um simples click, torna-o não só consumidor de conteúdo, mas também participante na produção do mesmo, o que levanta novos e importantes desafios aos marketers. Para dar resposta a este desafio, têm surgido diferentes estratégias de marketing digital que permitem acrescentar valor à comunicação tradicional através dos conceitos de interatividade e imediatismo. É neste contexto que nasce o Real-Time Marketing (RTM) como tática de produção imediata de conteúdos em resposta a oportunidades de comunicação que se baseiam, maioritariamente, em acontecimentos reais e atuais. O objetivo do RTM é potenciar o vínculo entre marca, consumidor e possíveis consumidores e fidelizá-los através de publicações criativas, personalizadas e dinâmicas. Este artigo pretende demonstrar os efeitos e benefícios do RTM recorrendo numa primeira fase a uma análise geral da comunicação da marca Control Portugal no Facebook, no período relativo ao ano de 2019 e, posteriormente, a uma análise de métricas de avaliação das publicações (número de gostos, comentários e partilhas). Como principais conclusões destaca-se a demonstração de que o RTM é benéfico para as marcas, uma vez que lhes fornece características identitárias de marcas conectadas, informadas e interativas e, além disso, produz o desejado word-of-mouth e altos níveis de engagement.

Publicado
2021-03-19