Tecnologia de Mouse Tracking e E-Commerce: uma revisão de literatura

  • José Vaz Duarte ISCA-UA
  • Ana Estima ISCA-UA
  • Anabela Rocha ISCA-UA
Palavras-chave: Mouse Tracking, Marketing, E-Commerce, Qualidade web

Resumo

O Mouse Tracking permite aos web developers e responsáveis de marketing observarem o comportamento atual dos seus utilizadores ao navegarem numa plataforma web, isto é, a movimentação do rato, cliques e scroll. Este instrumento têm o propósito de analisar de forma qualitativa os dados, permitindo ao responsável de Marketing conhecer o comportamento e as decisões/ações do consumidor durante a sua experiência de navegação num website. Assim, esta investigação, ainda a decorrer, pretende observar as ações levadas a cabo pelos consumidores especificamente num ambiente de E-Commerce, recorrendo a uma ferramenta específica que permite realizar esta medição. A partir dos resultados, pretendem-se sugerir procedimentos que permitam ao utilizador desfrutar de uma melhor experiência web. Importa referir que estas ferramentas de Mouse Tracking assumem um papel importante na criação de novos Layouts e na construção de páginas, apoiando a tomada de uma decisão perante a elaboração de testes A/B, bem como no apoio à escolha do posicionamento de calls to action, texto, imagens e outros Widgets. Desta forma, o Mouse Tracking produz informação necessária para atingir o objetivo esperado de um website E-Commerce, ou seja, a maximização de conversões/vendas, tornando-se um instrumento preponderante para uma estratégia de marketing digital.

Publicado
2021-03-19