Marketing experiencial no turismo: lealdade e fidelização dos clientes

  • Teresa Dieguez Instituto Politécnico do Cávado e do Ave
Palavras-chave: Experiências, Fidelização, Lealdade, Marketing experiencial, Turismo

Resumo

O mercado global e a velocidade da mudança, aceleram o ciclo de vida dos produtos e a necessidade de diferenciação. Os turistas procuram agora experiências autênticas e os destinos turísticos são vistos como meios para encenar a autenticidade que não pode ser encontrada no dia-a-dia normal do turista. O turista já não se contenta apenas com um ótimo serviço. Quer ser surpreendido, viver uma experiência que lhe proporcione uma sensação e uma emoção diferente, uma vivência inesquecível. A experiência é então o elemento que irá agregar valor ao produto turístico e dessa forma destacar a singularidade e a diferenciação do destino. Surge assim o marketing experiencial para criar estratégias de marketing específicas e verdadeiramente eficazes junto do consumidor, tomando a atividade de compra ou de consumo como uma experiência global com diversos fatores capazes de influenciar de forma positiva o indivíduo. O presente estudo pretende fazer uma reflexão sobre o marketing experiencial orientado para a lealdade e fidelização dos clientes no Turismo.

Publicado
2021-03-19