Um estudo exploratório sobre a adoção de social media marketing por empresas B2B

  • Belém Barbosa GOVCOPP, ISCA-UA, Universidade de Aveiro
  • Cláudia Amaral Santos GOVCOPP, ISCA-UA, Universidade de Aveiro
  • Sandra Filipe GOVCOPP, ISCA-UA, Universidade de Aveiro
Palavras-chave: B2B, Marketing digital, Comunicação de marketing, Estratégia de marketing, Social media marketing, Redes sociais

Resumo

Este artigo pretende contribuir para a compreensão da adoção de social media marketing por empresas B2B. Tendo por base os principais contributos presentes na literatura, o estudo definiu duas questões de investigação: (i) que fatores facilitam a adoção de estratégias de social media marketing pelas empresas B2B?; (ii) de que forma o social media marketing afeta o desempenho das empresas B2B? O estudo utiliza uma metodologia exploratória qualitativa através da realização de nove entrevistas semi-estruturadas a gestores de empresas portuguesas de diferentes setores do mercado B2B, e com perfis diversos em termos de idade, número total de trabalhadores e volume de vendas. Apesar do reconhecimento unânime da importância da internet enquanto veículo essencial de informação e comunicação, os gestores que participaram neste estudo evidenciaram um certo grau de ceticismo em relação à eficácia do social media marketing nas empresas B2B. O estudo demonstra, igualmente, a dificuldade em definir os objetivos de marketing digital, muitas vezes ausentes ou demasiado genéricos para serem eficazes. Em termos gerais, o artigo oferece indicações relevantes para académicos e profissionais, incluindo as entidades que apoiam as empresas B2B nas estratégias de social media marketing.

Publicado
2021-03-19