Consequências do envolvimento com o Facebook das marcas

  • Cristela Maia Bairrada Faculty of Economics of the University of Coimbra/CeBER
  • Carmina S. Nunes University of Aveiro
  • Filipe Coelho Faculty of Economics of the University of Coimbra/CeBER
  • Leonardo Vieira Higher Institute for Accountancy and Administration, Aveiro University
Palavras-chave: Marketing de conteúdo, Valor global da marca, Amor à marca, Lealdade à marca, Passa-palavra

Resumo

Tendo como foco principal o conteúdo presente no Facebook das marcas, esta investigação tem como objetivo principal estudar qual o impacto do Consumers' Engagement with Social media Brand-related Content (CESBC) no valor global da marca, amor a marca, lealdade a marca e no passa-palavra produzido no mundo online. Numa fase seguinte, este estudo tem também como objetivo verificar, de uma forma mais detalhada, qual o impacto das 3 dimensões que constituem o CESBC (Consumo, Contribuição e Criação) nos 4 consequentes anteriormente referidos. Para a realização deste trabalho de investigação desenvolveu-se um questionário online que contou com a participação de 221 respondentes. A analise dos dados, realizada tendo por base o Modelo das Equações Estruturais, concluiu que o CESBC tem um impacto positivo no valor global da marca, amor a marca, lealdade a marca e no passa-palavra. Considerando as 3 dimensões que constituem o CESBC, concluiu-se ainda que as marcas terão de ter uma especial atenção aos aspetos relacionados especificamente com a dimensão consumo. Este estudo evidencia a importância do conteudo gerado nas redes sociais das marcas e aprofunda o conhecimento das consequências do CESBC. Perante estas conclusões as marcas poderão definir estratégias que melhorem, através do Facebook, o seu relacionamento com os consumidores.

Publicado
2021-03-19