Emoção-Atenção: respostas neuronais EPN em estímulos de consumo alimentar: um estudo ERP

  • Hugo de Almeida Consumer Neuroscience lab (Cnl), Universidade de Aveiro
  • Sónia Brito-Costa Applied Research Institute (I2A), Instituto Politécnico de Coimbra
  • Irina Adriana Saur Amaral CIMAD & GOVCOPP, Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Emoção, Atenção, EEG, ERP, EPN, Comportamento, Consumo

Resumo

As reações emocionais complexas combinam e estruturam-se em duas dimensões motivacionais, traduzidas pelos estados defensivos e apetitivos, mecanismos de adaptação evolutiva e de sobrevivência. Na natureza, os seres humanos quando expostos a estímulos emocionais, produzem padrões neuronais de processamento atencional, (> 120 ms), reflectindo-se na seleção de respostas e na discriminação de estímulos. Estes padrões, modeladores de estados afetivos e cognitivos, afetam os campos recetivos neuronais, com modulação da amplitude da early posterior negativity (EPN), gerando comportamento humano atencional distinto, entre homens e mulheres, quando expostos as mesmas condições experimentais. Para aferirmos se este processo ocorre em estímulos de consumo alimentar, testamos o projetivo comportamento preferencial e diferencial de consumo, tendo por base as diferenças evolutivas dos sujeitos do sexo masculino e feminino. Sujeitamos os participantes a um procedimento experimental exploratório, induzindo um conjunto de estímulos forçados, compostos por imagens de Hambúrgueres vegetarianos e não vegetarianos. A medição da actividade cerebral, foi adquirida através de Eletroencefalografia (EEG). Os resultados sugerem que a modulação da amplitude early posterior negativity (EPN), tanto para estímulos positivos, como negativos apresentam diferenças significativas entre a actividade cerebral de género. Nos pontos de coorte entre 120 e 200 ms, foi possível observar que as regiões ocipito-temporais estiveram mais ativadas para os participantes do sexo masculino quando foram expostos a estímulos de hambúrgueres não vegetais.

Publicado
2021-03-19