Perfumaria Paris e Pizaria Romana: topónimos europeus em nomes de empresas em Portugal

  • Rosa Lídia Coimbra Universidade de Aveiro
  • Lurdes de Castro Moutinho Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Topónimos, Onomástica, Nomes empresariais

Resumo

Esta pesquisa parte de um corpus de um total de 648 nomes de empresas em Portugal contendo topónimos referentes a países europeus e respetivas capitais, bem como os adjetivos deles derivados. O corpus foi obtido num diretório de empresas online, tendo as buscas sido efetuadas por palavra-chave com os referidos nomes. O corpus assim obtido foi analisado em categorias formais e semânticas, tendo sido apurados dados relativos à ocorrência de cada uma das formas, bem como ao ramo de atividade e localização geográfica. Os dados foram cruzados e os gráficos obtidos permitiram uma leitura objetiva da utilização destes nomes em Portugal, refletindo as tendências dos empresários na escolha de referências à Europa na designação dos seus negócios. Deixámos propositadamente de lado os topónimos e adjetivos referentes a Portugal, não só porque estes já foram objeto de análise numa nossa pesquisa anterior (Coimbra & Moutinho, 2008), mas também porque aqui nos interessou investigar em especial os «rostos da Europa» em Portugal.

Publicado
2012-01-01