O arquipélago da Madeira, região europeia, e o AMPER, projecto transeuropeu: uma amostra da prosódia feminina madeirense

  • Helena Rebelo Universidade da Madeira
Palavras-chave: Região Autónoma da Madeira, Prosódia, AMPER, Amostra feminina, Frases declarativas e interrogativas

Resumo

A Região Autónoma da Madeira é considerada uma região ultraperiférica relativamente aos centros de decisão nacionais e europeus, nomeadamente os da União Europeia. Se isso sucede a diversos níveis (económico, político, etc.), também acontece no âmbito dos Estudos Linguísticos. A interligação com investigadores de outras universidades, incluindo as nacionais, mas também as internacionais (europeias e transeuropeias), permite sair desta periferia que, no fundo, é apenas aparente. Em pleno Atlântico, esta região ocupa uma posição estratégica, interessando os estudos que aqui são desenvolvidos.
Este trabalho apresenta uma amostra da prosódia feminina regional. Debruça-se sobre algumas estruturas frásicas produzidas pelas seis informantes gravadas na região para o AMPER, uma em cada um dos seguintes pontos de inquérito: Santa Maria Maior, São Martinho, Calheta, São Jorge, Campo de Baixo e Camacha (no Porto Santo). Comparam-se diversos dados, essencialmente a evolução da curva melódica em frases simples de tipo declarativo com as correspondentes interrogativas directas.

Publicado
2012-01-01