A Alemanha unificada: trave-mestra da Nova Europa ou gigante über alles? O debate na imprensa periódica portuguesa

  • Ana Luísa Santos Freire Mouro Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda (ESTGA), Universidade de Aveiro.
Palavras-chave: Unificação Alemã, União Europeia, Imprensa periódica portuguesa

Resumo

A Unificação Alemã, assinada a 3 de outubro de 1990, acelerou o advento de uma nova era para a Europa, que via, a partir daquele momento, iniciado um processo de construção comunitária, assente nos princípios de união, solidariedade e cooperação.
Torna-se interessante perceber como este acontecimento, com fortes repercussões no espaço europeu, foi recebido em Portugal, um dos chamados PIIGS, um acrónimo com óbvias conotações negativas, mas que tem tido uma fortuna excecional, designadamente nos domínios económico e financeiro.* O corpus analisado (artigos de opinião, reportagens, notícias, entrevistas e editoriais) foi recolhido na imprensa periódica portuguesa de referência, nomeadamente nos semanários Expresso e O Independente e nos diários Público e Diário de Notícias, no período compreendido entre julho e dezembro de 1990. Foram ainda comtempladas no estudo em apreço as edições dos referidos jornais publicadas de janeiro de 2011 a novembro de 2012, uma vez que o atual contexto de crise económica e política que se vive na Europa tem chamado de novo a atenção para a Alemanha e para a forma como esta tem vindo a assumir uma posição de comando nas instâncias de poder europeias, mormente nos domínios político e financeiro.
* O acrónimo PIGS foi inicialmente usado para descrever Portugal, Itália, Grécia e Espanha, os quatro países europeus periféricos com as Economias mais débeis. Em 2008 passou a PIIGS, com a integração da Irlanda, na sequência da crise bancária que entretanto veio também à tona neste país (cf. Krouse, 2012).

Publicado
2012-01-01