Estudo sobre associações semânticas à marca Novo Banco

  • Mariana Vieira Martins Universidade de Aveiro
  • Maria Teresa Roberto Universidade de Aveiro
  • Nuno Miguel Fortes Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Novo Banco, crise, perceção do público geral, associações semânticas, significado afetivo

Resumo

Este artigo tem como objetivo estudar as associações semânticas à marca Novo Banco, a partir de dados recolhidos para o desenvolvimento de uma dissertação de mestrado dirigida à eficácia da identidade visual do Novo. Nesta investigação foram utilizados conceitos de várias áreas científicas, incluindo a semântica, que teve um papel decisivo na análise de resultados.
Neste sentido, o presente artigo realça o contributo da semântica, explorando sobretudo o conceito de significado associado. O Novo Banco surgiu da aplicação da medida de resolução ao Banco Espírito Santo, na sequência da crise no Banco Espírito Santo, cujas consequências, algumas delas ainda sem resolução, revestem todo o contexto com uma forte carga emotiva. De forma a melhor compreender esta componente emocional estudaram-se, então, as associações semânticas à marca com foco no significado afetivo (parte do significado associado), que reflete as atitudes e sentimentos do emissor relativamente a dado assunto.

Publicado
2015-01-01