Comunicar com a China: Estratégias adotadas por empresas da região de Aveiro

  • Ana Teresa Maia de Almeida Universidade de Aveiro
  • Maria Teresa Roberto Universidade de Aveiro
Palavras-chave: comunicação, cultura, China, análise de necessidades

Resumo

No contexto da globalização dos negócios e da ênfase dada às relações Portugal‑China, afigura-se como pertinente o estudo do processo de comunicação entre empresas portuguesas e empresas chinesas. Devido às diferenças culturais entre Portugal e a China, é importante perceber quais as necessidades de comunicação específicas e quais as medidas que as empresas estão dispostas a implementar para dar resposta a essas necessidades, de forma a estabelecerem relações de negócios apoiadas na comunicação intercultural consciente e eficaz.
É feita uma apresentação das relações entre os dois países, o processo de comunicação no contexto empresarial internacional e a análise de necessidades referentes a este tipo de comunicação. Pretende-se também entender o conceito de cultura e a sua interdependência com o fenómeno da comunicação, pondo em relevo a importância da comunicação intercultural para o sucesso das empresas.
Através de quatro casos de estudo de empresas da região de Aveiro é feita uma análise à realidade da comunicação entre empresas portuguesas e os seus parceiros chineses, denotando processos, dificuldades e desafios sentidos, bem como as estratégias adotadas para a superação dos obstáculos comunicativos.

Publicado
2015-01-01