A importância do contexto cultural para a comunicação empresarial: um breve enquadramento

  • Pedro A. Vieira Universidade do Minho
  • Helena Sousa Universidade do Minho
Palavras-chave: diferenças culturais, níveis de cultura, dimensões de cultura, barreiras à comunicação, comunicação empresarial, comunicação intercultural

Resumo

O modo como as empresas olham cada vez mais para o mundo como o seu mercado potencial faz com que o sucesso dos negócios internacionais dependa em grande medida da eficácia da comunicação em contexto intercultural. Estudar e relacionar a comunicação intercultural e a comunicação empresarial faz por isso muito sentido. O que distingue a comunicação intercultural de outros tipos de comunicação é a interacção entre pessoas percebidas como diferentes de nós.
No entanto, é fácil perdermo-nos neste conceito e nas suas implicações. Este texto procura, por isso, contextualizar a noção de cultura, os seus níveis e as suas dimensões, assim como identificar barreiras à comunicação intercultural.
Uma análise e investigação mais profunda das teorias pode levar-nos a concordar ou a discordar sobre os seus resultados e sobre o que elas advogam. Porém, do nosso ponto de vista, esse não será o aspecto mais importante. Fundamental na sua leitura e revisão será a ajuda que nos dará a entender melhor a nossa cultura, a encontrar e a perceber as diferenças em relação às outras, a antecipar os riscos e as formas de minimizar o seu impacto, a tornar-nos comunicadores interculturais mais eficazes e, como consequência, a obter melhores resultados.

Publicado
2015-01-01