A atribuição de valores de género nominal em produções orais de aprendentes tardios de português como língua não materna

  • Tãnia Santos Ferreira Universidade de Coimbra, Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada (CELGA‑ILTEC)
Palavras-chave: Aquisição tardia de português como língua não materna, Valores de género gramatical, Produção oral, Conhecimentos linguísticos prévios

Resumo

Partindo da análise de desvios de atribuição e de concordância nominal em género, em produções orais, o presente estudo visa aferir padrões relativos à aquisição da categoria de género gramatical em português como língua não materna (PLNM) por aprendentes tardios, falantes nativos de espanhol e de inglês, a frequentar turmas dos níveis A2, B1 e B2. Mais especificamente, procurou‑se averiguar se a configuração do conhecimento linguístico prévio condiciona o desempenho dos aprendentes no que respeita à associação de valores de género nominal em português. O trabalho empírico permitiu constatar que uma maior proximidade tipológica dos idiomas, língua materna e língua‑alvo de aprendizagem, não se traduz num número reduzido de desvios, já que, em termos proporcionais, os índices de desvios nos dois segmentos da amostra é muito próximo, sobretudo no nível mais avançado. Por fim, as produções orais dos informantes de LM espanhola revelam, ainda, um certo efeito de estabilização na aprendizagem, visto que no nível B2 a proporção de desvios não é consideravelmente inferior à registada nos níveis precedentes, A2 e B1.

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Publicado
2024-02-22